Barra da Tijuca berço dos Jogos Olímpicos de 2016.

recreio_003

A Barra da Tijuca, conhecida popularmente como Barra, seus habitantes fazem parte de uma classe media bastante alta, como bairros vizinhos temos Joá, São Conrado, Itanhangá, Jacarepaguá, Camorim, e Recreio dos Bandeirantes.

É um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro nos últimos tempos, atualmente é considerado um centro gastronômico e de entretenimento da capital. Tem sido alvo da migração de outros bairros cariocas, principalmente da zona sul.

A Barra também é caracterizada pelo seu alto Índice de Desenvolvimento Humano ao abrigar a maior parte da classe alta do Rio de Janeiro. O bairro ainda pode ser caracterizado por amplos espaços verdes, belos jardins, diversos condomínios de alto luxo de casas e edifícios, grandes shoppings. É a sede de grandes empresas de informática, comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras multinacionais que cada vez mais estão implantando suas sedes aqui como a Shell Brasil, Esso Brasil, Vale do Rio Doce, Vivo, Michelin, Nokia, TIM, Unimed entre outras.

barra_001

É um dos únicos bairros cariocas que possuem condomínios autônomos, ou seja, condomínios independentes com mini-shoppings, escolas, igrejas e uma infraestrutura completa de lazer. Além disso, o bairro é exemplo em relação a sustentabilidade. Grande parte dos edifícios da Barra são ecologicamente corretos.

Será casa da maior parte dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. A vila olímpica dos atletas está instalada na Barra da Tijuca, enquanto que a maioria das competições se concentrarão na região.

A escolha da Barra para tal função se deve por ela ser a parte mais moderna do Rio de Janeiro e ter espaço suficiente para abrigar os jogos. Tal fato tem levado a um rápido crescimento em obras de infraestrutura para modernizar a região e também a ligação com o metrô para o resto da cidade do Rio de Janeiro.



Os comentários estão desativados.